Páginas

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

OpenStack Grizzly


OpenStack Grizzly, a sétima versão do software de código aberto para a construção de nuvens públicas, privadas e híbridas, tem mais de 230 novos recursos para apoiar as operações de produção em escala e maior integração com as tecnologias da empresa. A comunidade OpenStack continua a atrair os melhores desenvolvedores e especialistas em suas disciplinas com mais de 517 colaboradores que fazem 7.620 atualizações na liberação Grizzly.



Novos recursos do Grizzly

OpenStack Compute

Compute proporciona operações de produção melhoraram em maior escala, com "células" para gerenciar clusters distribuídos e a arquitetura host "NoDB" para reduzir a dependência de um banco de dados central. Melhorias na gestão de virtualização, de entregar novas funcionalidades e um maior apoio para vários hypervisors, incluindo ESX, KVM, Xen e Hyper-V. Funcionalidade foi adicionada para provisionamento bare metal, protocolos de armazenamento compartilhado e recursos de rede on-line tais como a capacidade de dispositivos de rede quentes Adicionar/Remover.

OpenStack Object Storage

Operadores de nuvem podem agora tirar partido de quotas para controlar automaticamente o crescimento de seus ambientes de armazenamento de objetos. Além disso, a capacidade de executar operações em massa faz com que seja mais fácil de implantar e gerenciar grandes aglomerados e proporciona uma experiência melhor para os usuários finais. Compartilhamento de recursos de origem cruzada (CORS) permite conexões do navegador diretamente para o ambiente de armazenamento de back-end, melhorando o desempenho e a escalabilidade de clusters de armazenamento de objetos web integrados.

OpenStack bloco de armazenamento

A segunda versão completa do OpenStack bloco de armazenamento oferece um serviço de armazenamento completo para gerenciamento de ambientes heterogêneos de armazenamento a partir de um ponto de acesso centralizado.Um novo programador inteligente permite que os usuários finais em nuvem para alocar armazenamento com base na carga de trabalho, se eles estão à procura de desempenho, eficiência ou eficácia. A comunidade também acrescentou drivers para uma diversificada seleção de dispositivos de armazenamento de back-end, incluindo Ceph / RBD, Coraid, EMC, Hewlett-Packard, Huawei, IBM, NetApp, Red Hat / Gluster, SolidFire e Zadara.

Networking OpenStack

A principal plataforma de rede-como-um-serviço permite a automação de rede avançada, permitindo aos usuários controlar a sua tecnologia de rede de escolha. Essas escolhas cresceu tremendamente com o lançamento do Grizzly,  com a adição de suporte para Big Switch, Hyper-V, PlumGrid, Brocade e Midonet para complementar o suporte existente para o Open vSwitch, Cisco UCS / Nexus, Linux Bridge, Nicira, Ryu OpenFlow e NEC OpenFlow. Networking OpenStack atinge maior escala e maior disponibilidade através da distribuição de serviços de L3/L4 e Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) em vários servidores. Um novo balanceamento de carga-as-a-service (LBaaS) framework e API estabelece as bases para a inovação a partir da ampla base de empresas de redes já integrando com OpenStack.

OpenStack Painel

OpenStack painel traz uma experiência de usuário aprimorada, maior apoio multilingue, e expõe novos recursos em nuvens OpenStack, como redes e LBaaS. O Painel Grizzly também é compatível com o lançamento Folsom, permitindo aos usuários tirar proveito dos recursos adicionais em sua nuvem Folsom antes de uma atualização completa para a versão mais recente.

OpenStack Identity

Um novo formato de token com base na funcionalidade PKI norma prevê grandes melhorias de desempenho e permite autenticação de token off-line, os clientes sem a necessidade de chamadas de serviço de identidade adicionais. OpenStack Identity também proporciona uma gestão mais organizada de ambientes multi-tenant com suporte para grupos, representação, controle de acesso baseado em função (RBAC), e maior capacidade de delegar tarefas administrativas.

OpenStack Image Service

Houve grandes avanços no compartilhamento de imagens entre os usuários finais nuvem, e a criação de um conjunto de propriedades comuns de imagens para fornecer imagens mais detectáveis ​​e melhor desempenho ao recuperar as imagens.



Visão geral do Openstack

Última atualização em 27 Setembro 2013
Escrito por Alberto Saba
Openstack é um framework desenvolvido em código livre com o objetivo de criar uma nuvem de computadores. O Openstack teve origem com a junção de dois projetos: um da Nasa, a Agência Espacial Americana e outro da Rackspace, um dos principais provedores de Internet e que hospeda grande parte do conteúdo de sites como youtube e wikipedia.
A Nasa não encontrou no mercado uma solução capaz de atender a demanda para o projeto "Nebula" e desenvolveu sua própria solução, chamada de "Nova", capaz de crescer até sessenta e quatro milhões de servidores virtuais rodando em um milhão de máquinas físicas. Quando a Nasa preparava-se para desenvolver uma solução de storage de objetos, houve uma aproximação com o provedor Rackspace, que vivia uma situação inversa. O Rackspace já possuía um conceituado serviço de armazenamento em nuvem que rodava em seu próprio software chamado "Swift", e estava iniciando o desenvolvimento de uma solução para substituir o seu serviço de servidores virtuais.

Em 2010, as duas empresas resolveram abrir o código dos seus produtos: o "Nova", que cuida da parte computacional da nuvem (servidores virtuais), e o "Swift", que cuida da parte de armazenamento de objetos (storage). A junção desses dois produtos deu origem ao Openstack, que depois teve diversos outros projetos incorporados.

Versões do Openstack
Atualmente as versão do Openstack são lançadas a cada seis meses (Abril e Outubro). Cada versão do Openstack recebe um nome que tem a primeira letra baseada na ordem do alfabeto, como vemos a seguir:
Austin - Outubro de 2010
Bexar - Março de 2011
Cactus - Abril de 2011
Diablo - Outubro de 2011
Essex - Abril de 2012
Folson - Outubro de 2012
Grizzly - Abril de 2013 (Versão atual)
Havana - Outubro de 2013 (Próxima versão)
A versão Essex foi considerada a primeira versão pronta para ser implementada no ambiente corporativo. As versões seguintes receberam grandes melhorias e diversos recursos foram adicionados.

Componentes do Openstack
O Openstack é formado por diversos projetos inter-ŕelacionados, cada um com uma função específica. Atualmente os principais componentes do Openstack são:
Openstack Object Storage (codinome Swift) fornece o serviço de armazenamento de objetos. Permite armazenar e recuperar grandes quantidades de objetos como documentos, fotos, vídeos, backups, etc... Vale ressaltar que o Object Storage não permite montar um diretório como um volume (para isso utiliza-se o Cinder).
Openstack Compute (codinome Nova) fornece o serviço de criação de instâncias (servidores virtuais) sob demanda.
Openstack Image Storage (codinome Glance) fornece um repositório de imagens (discos com o sistema operacional instalado) para a criação de instâncias (servidores virtuais).
Openstack Identity (codinome Keystone) fornece autenticação e autorização para todos os serviços do Openstack, além de manter o catálogo de todos os serviços contidos na mesma nuvem.
Openstack Dashboard (codinome Horizon) fornece uma interface web para as principais funções de administração e operação do ambiente Openstack.
Openstack Networking (codinome Neutron) fornece o serviço de conectividade de rede para a nuvem. Como exemplo podemos citar o IP flutuante, grupo de segurança, entre outros.
Openstack Block Storage (codinome Cinder) fornece armazenamento a nível de bloco que pode ser montado como volume pelas instâncias (servidores virtuais).
Existem diversos projetos em desenvolvimento que, em breve, farão parte dos componentes principais do Openstack.

Arquitetura lógica dos componentes
A figura a seguir mostra como é o relacionamento entre os principais componentes do Openstack. Existem muitos outros componentes que vamos apresentar mais adiante. Para começar vamos analisar esta visão mais simplificada para entender como estes componentes se relacionam:

Fonte: http://openrio.com.br/portal/index.php/artigos-tecnicos/155-o-que-e-openstack